Benefícios de uma UX gamificada para os negócios

O que jogos têm a ver com UX e negócios? Entenda isso através de um case de mercado e alguns conceitos teóricos.

Duda Souza
UX Collective 🇧🇷

--

Imagem de um diagrama contendo várias etapas que uma gamificação pode alcançar e uma ilustração de cada uma delas para melhor entendimento. São elas: Competição, sucesso, objetivo, espírito de equipe, vencendo, progresso e melhores resultados.
Diagrama contendo várias etapas que uma gamificação pode alcançar. (Freepik)

Quando você pensa em jogo o que vem a sua mente? Talvez UNO, pega-varetas ou quem sabe um jogo digital como GTA?! Tenho certeza de que independente da resposta, você já jogou algum game na sua vida.

Mas, o que os jogos têm a ver com experiência do usuário e negócios? Vamos esclarecer isso através de um case e alguns conceitos teóricos.

O Case

Estávamos trabalhando em um projeto de educação corporativa, onde havia um grande desafio: engajar os usuários para que cumprissem as tarefas necessárias para finalizar o percurso da imersão que eles haviam adquirido.

Então, após uma série de dinâmicas com a equipe, chegamos a gamificação como um recurso para auxiliar na solução dos problemas que havíamos levantado.

Mas porquê a Gamificação? Vamos ver algumas definições para nos ajudar a responder essa pergunta:

“Gamificação (do original em inglês Gamification) corresponde ao uso de mecanismos de jogos orientados ao objetivo de resolver problemas práticos ou de despertar engajamento entre um público específico. Agilizar processos de aprendizado ou de treinamento e tornar mais agradáveis tarefas consideradas tediosas ou repetitivas.”

— Gamification-INC

O Desafio

Tendo como base a definição de gamificação do livro Gamification-INC, podemos entender como a aplicação desta metodologia nos ajudou a projetar soluções para os problemas encontrados.

Durante a imersão, levantamos três grandes problemas que compõe nosso desafio de engajamento:

  1. Conectar esta imersão a outros produtos da empresa para fomentar o negócio;
  2. Promover sentido e entender o valor gerado para os usuários (métricas de sucesso);
  3. Engajar os usuários a realizar tarefas que podem ser consideradas tediosas, porém muito necessárias para a imersão.

“Entende-se gamificação como o processo em que se aplica elementos lúdicos em contextos não relacionados a jogos. Nesse sentido, conceitos e processos de um design de jogo, como progressão, organização em níveis, componentes da mecânicas de um jogo, dentro outros, são aplicados em produtos que não foram estruturados como tal.”

— Gamificação em Debate

Imagem contendo a representação dos níveis projetados para a gamificação, separados por níveis e destacado as atividades de cada nível, assim como suas pontuações correspondentes. (Autora)
Representação dos níveis projetados para a gamificação. (Autora)

“Um processo de gamificação não significa necessariamente participar de um jogo, mas sim apoderar-se de seus aspectos mais eficientes como estética, mecânica e dinâmicas para emular os benefícios que costumam ser alcançados com eles e transformar ou desenvolver novos comportamentos.”

— Gamification-INC

A solução

Para projetar soluções, tínhamos que pensar como os mecanismos dessa gamificação iriam fazer com que os nossos usuários atingissem os seus objetivos e os do negócio.

Depois de várias sessões de dinâmicas imersivas e ideativas em nossos problemas, chegamos a uma jornada da gamificação que seria aplicada na imersão (produto digital) para criar o engajamento desejado.

Nos apoderamos dos aspectos eficientes aplicados em jogos para criar os benefícios para os usuários e para o negócio:

  1. Mecanismo de Conquistas: Oferecemos uma amostra de outros produtos (A conquista) da empresa para conectar esta imersão a outras áreas e fomentar o negócio, enquanto o usuário se sente realizado e reconhecido;
  2. Dinâmica de Níveis: coletando métricas dos níveis conseguimos medir o valor entregue em cada etapa da jornada (métricas de sucesso);
  3. Dinâmica de Atividades: Engajamos os usuários a realizar as tarefas necessárias para a imersão que podem ser consideradas tediosas, de uma forma benéfica e leve.
Imagem do desenho da jornada de gamificação que foi projetada durante as imersões, contendo as atividades de cada nível e suas discriminações.
Desenho da jornada de gamificação. (Autora)

Unindo a metodologia de gamificação com os aspectos utilizados em jogos, conseguimos trazer uma certa atratividade para o negócio pois, os seres humanos sentem-se fortemente atraídos por jogos. Ao longo dos séculos, praticamente todas as civilizações conhecidas estiveram associadas a algum tipo de competição importante para a estruturação social da comunidade à qual pertenciam.

Portanto, utilizar de estratégias de games aplicadas a contextos que fazem sentido, pode ser muito rentável para o negócio, além de ser benéfico para o usuário e criar um diferencial de mercado se bem projetada e implementada.

Referências

  • Gamification, Inc. — Como reinventar empresas a partir de jogos (Maurício Vianna, Ysmar Vianna, Bruno Medina e Samara Tanaka)
  • Gamificação em Debate (Lucia Santaella, Sérgio Nesteriuk e Fabricio Fava)

--

--