O Design e sua multidisciplinaridade

Depois de fazer essa reflexão comigo, tenho minhas dúvidas de que você ainda conecte o Design somente com coisas bonitas.

Duda Souza
UX Collective 🇧🇷

--

Imagem de uma moça de cabelos médios escuros, de costas colando post-its coloridos em uma parede branca que contém uma prateleira com uma planta de folhas verdes. (Autora)
Uma moça de costas colando post-its na parede. (Autora)

Alguns anos após a finalização da minha graduação em Design e um tempo atuando no mercado como UX Designer, venho entendendo essa disciplina que tanto amo de uma forma diferente do que vi em minha formação. Isso porque muito se evoluiu desde a origem do Design na revolução industrial, suas ferramentas e técnicas muito mais focadas no usuário e tecnologia digital, dada pela valorização das emoções e do comportamento humano.

Hoje, entendo o Design como uma disciplina que consome partes de outras disciplinas para se construir. Depois de fazer essa reflexão comigo, tenho minhas dúvidas de que você ainda conecte o Design somente com coisas bonitas.­

­

Mas afinal, o que é Design?

É muito difícil simplificar a definição de design pois existem muitas formas de se definir seu conceito. O Design envolve qualquer processo técnico e criativo relacionado com a concepção, elaboração e especificação de um produto. Este processo é orientado por um objetivo ou um propósito. Na sua tradução literal, Design significa projeto.

­

O Design na sua origem

O seu surgimento se conecta com a revolução industrial a partir da segunda metade do século XVIII, onde substituímos o artesanato pela produção em massa. Desta forma, surgem as necessidades de produções padronizadas, controle de processos e necessidade coletiva da sua aplicação.

Portanto, o Design surge como um processo racional e estratégico de pesquisa e implementação com um princípio comercial para vender mais.

“O design é o domínio no qual se estrutura a interação entre usuário e produto, para facilitar ações efetivas.”

— Gui Bonsiepe­

­

A valorização do Design de Experiência do Usuário

O Design focado no usuário sempre existiu desde a origem da disciplina, porém, com o passar dos anos e grandes mudanças no comportamento de consumo e avanços tecnológicos com foco no digital, o Design Centrado no Usuário se popularizou no mercado, alcançando novos lugares nas organizações.

“O UX Design tem o objetivo de: estudar, projetar e avaliar as experiências das pessoas ao utilizar um sistema computacional interativo.”

— Guilhermo Reis, Fundamentos de UX

Dado sua popularização e aplicação atualmente, podemos afirmar que o Design de experiência do usuário é um aglomerado de disciplinas que se baseiam na necessidade do projeto.

Reuni como exemplo algumas disciplinas que tive contato ao longo dos meus anos como UX Designer para entendermos melhor a aplicação do Design como ramo multidisciplinar de conhecimento.

  • Redação: Conteúdos, textos, UX Writing;
  • Pesquisa científica: Métodos de pesquisa focado no usuário, UX Research;
  • Ergonomia: Usabilidade, interação humano máquina, arquitetura de informação;
  • Neurociências: Condução, modelos mentais, carga cognitiva;
  • Psicologia: Comportamento humano;
  • Negócios: Engajamento, retenção, vendas.

“Os melhores produtos envolvem várias disciplinas trabalhando em harmonia.”

— Guilhermo Reis, Fundamentos de UX

Com essas referências podemos entender o Design como uma área de conhecimento multidisciplinar que consome outros campos de conhecimento para atingir seus objetivos de projeto.

Nesta publicação, trouxe algumas disciplinas que consumimos de forma mais perceptiva diariamente, mas é claro que existem muitas outras que participam dos processos de Design. Por isso, se faz tão necessário o entendimento do contexto, agregado com experiência, para entender como, quando e porque aplicar cada ferramenta.

É por isso também que o processo de Design não é linear e não pode ser gravado em pedra, pois ele se molda dentro das suas ferramentas conforme a necessidade do problema que vamos resolver.

E aí, ainda acha que o Design é apenas sobre coisas bonitas?

Referências

  • Fundamentos de UX — Guilhermo Reis
  • Uma Introdução à História do Design — Rafael Cardoso

--

--