Ferramentas para colaboração remota

Duda Souza
Ideativodesign
Published in
5 min readJan 28, 2021

--

Pensando no atual momento em que estamos vivenciando, as ferramentas de colaboração se tornaram ainda mais essenciais para o nosso dia-a-dia. No contexto das empresas de tecnologia esses recursos se tornaram imprescindíveis para facilitar o trabalho das equipes que estão trabalhando remotamente, mas além disso elas também precisam entregar acessos simultâneos.

Pensando nesse contexto, fizemos uma lista das ferramentas que mais utilizamos aqui no Ideativo e como elas nos auxiliam nas tarefas diárias.

Miro

O Miro é uma ferramenta que substitui os post-its nas paredes. Com ele preparamos workshops, facilitações, brainstormings dentre muitas outras atividades desenvolvidas tanto internamente quanto externamente. Ele permite colaboração simultânea de usuários e tem fácil acesso. Além disso, oferece templates de diversos canvas criativos como brainstorming, mapeamento de stakeholders, roadmaps, design sprints, esse recurso é muito bom porque você não precisa ficar desenhando os canvas o tempo todo.

Templates de canvas mais usados no mercado.
Frame dos projetos.

- Características da versão Freemium:

Pontos positivos

  • Freemium para até 3 boards
  • Acesso de usuários ilimitados (no entanto eles terão acesso a todos os boards)
  • Compartilhamento de tela
  • Chat de comunicação

Pontos negativos

  • Os boards ficam abertos para todos os usuários.

Figma

Muito popular entre os designers de interface, o figma é uma ferramenta de prototipação colaborativa muito intuitiva e com um conjunto de ferramentas poderoso. Nele podemos criar protótipos navegáveis de baixa, média e alta fidelidade. Oferece acesso simples para os clientes e é possível deixar comentários ao longo do projeto.

Gera códigos CSS e também auxilia o desenvolvedor a exportar os SVGs necessários para codificar o front-end.

Fonte: https://www.figma.com

O Figma também conta com uma parte chamada comunidade, onde podemos explorar templates e assets muito utilitários para nosso dia-a-dia.

- Características da versão Freemium:

Pontos positivos

  • Acesso de usuários ilimitados (Para Visualização)
  • Não há necessidade de salvar arquivos
  • Pode ser acessado de qualquer lugar
  • Permite organização dos projetos

Pontos negativos

  • Freemium para até 2 editores

Slack

O Slack é aquela ferramenta do dia-a-dia que você não fica sem, ele facilita a comunicação entre equipes e empresa, além de permitir o compartilhamento de pequenos arquivos de forma descomplicada. Ele tem chat que possibilita chamadas de voz e vídeo, também oferece recursos de canais — para poder criar equipes de projetos específicos. Tem recursos de integração com APIs dos mais diversos tipos.

Fonte: https://slack.com/intl/pt-br/

Veja o funcionamento da ferramenta na página de demonstração.

- Características da versão Freemium:

Pontos positivos

  • Acesso de usuários ilimitados, convide quantas pessoas desejar
  • Criação de canais ilimitada
  • Converse com quantas pessoas precisar

Pontos negativos

  • Limite de visualização do histórico

Google Meets Standard

O Meets Standard faz parte do pacote G Suite e agora conta com uma variedade de novas ferramentas, com as novas funcionalidades acabou se tornando uma ferramenta bem robusta e completa para conferências, workshops e muito mais. Além de permitir a gravação das reuniões, também permite a construção de salas individuais para tarefas em grupo, um quadro de comunicação para compartilhar ideias, também conseguimos montar enquetes durante a meeting e algumas outras ferramentas muito bacanas.

- Características da versão Standard:

Pontos positivos

  • Sincronização com o Google agenda — esse recurso está disponível na versão freemium
  • Acesso à videoconferência apenas por link, não há necessidade de instalar nada
  • Gravação de reuniões
  • Ferramentas para aulas/workshops online

Pontos negativos

  • É o Google, gente. Estão bem preparados para oferecer serviços. Durante os trabalhos por aqui, não encontramos nenhum bug. Agora, se você souber de algum, conta pra gente, vamos adorar saber. 😈

Pipefy

O Pipefy é aquele queridinho da organização das equipes, conta com um Kanban recheado de opções para gestão de projetos e tarefas diversas das equipes, além de possuir integração com CRM’s e outras ferramentas.

A plataforma é bem simples de utilizar e conta com uma gama de ferramentas internas para priorização de tarefas e visualização geral do andamento do projeto, além de acompanhamento com o time. Você pode tagear as pessoas responsáveis, inserir rótulos para as atividades, criar checklists, são excelentes para organizar a rotina de trabalho.

Ele tem diversos recursos que aqui para a realidade do Ideativo não se encaixa, mas se você quiser saber mais sobre a ferramenta no site da empresa.

- Características da versão Freemium:

Pontos positivos

  • Fácil de usar, interface descomplicada
  • Permite personalização de boards
  • Flexibilidade de uso
  • Templates prontos para os fluxos de trabalho

Pontos negativos

  • Em nosso uso não identificamos pontos negativos para a gestão das tarefas.

E por último, mas não menos importante, outros amigos que estão sempre ali conosco no dia a dia são as ferramentas do Google:

Google Drive, Sheets, Docs, são grandes aliados para criação de planilhas, documentos, armazenamento de arquivos e até mesmo compartilhamento e alteração simultânea deles.

E aí, curtiu o conteúdo? Compartilhar com a gente nos comentários as ferramentas que você usa e que dão certo pra você!

VOCÊ É DESIGNER OU UX DESIGNER E ESTÁ NO CORRE PARA CONSEGUIR ORGANIZAR O CAOS QUE SÃO OS SISTEMAS EM QUE ESTÁ TRABALHANDO?

Em março de 2021 vamos treinar a construção da arquitetura de informação em sistemas complexos. Vem com a gente em um curso que tem o objetivo de praticar o “real-oficial” do que acontece no dia a dia do UX design. Se chegou até aqui é porque você tem interesse, então aproveite e se cadastre na Lista VIP para receber mais informações 😉

--

--